terça-feira, 19 de abril de 2011

HINO NACIONAL BRASILEIRO




O Hino Nacional é um dos símbolos do Brasil. É uma poesia metafórica, em forma de música, que representa a nossa pátria e o povo que aqui vive. É também uma mostra de valores da nossa cultura, história e sociedade. Nele, está retratada a grandeza do nosso país, por si próprio e a importância das riquezas naturais do nosso território. A letra do Hino é extensa e carregada de palavras pouco usadas no cotidiano, como “lábaro”, “colosso” e “impávido”. Com isso, muita gente tem dificuldade na memorização de todos os termos. Este trabalho é também para que os alunos tenham um olhar crítico e possam interpretar e compreender o que o autor quis dizer.
Como justificativa também temos o projeto de Lei nº 12.031 de 21 de setembro de 2009, que “Altera a lei nº 5,700, de 1º de setembro de 1971, para determinar a obrigatoriedade de execução semanal do Hino Nacional nos estabelecimentos de ensino fundamental”.(internet)
 Ano:4º e 5º ano

Profª: Gláucia e Fabiana
Disciplina: História/ Geografia e Portugês
Conteúdo:Hino Nacional 
Habilidades e Competências: -Resgatar a importância do país e da cultura; -Perceber o uso de linguagem poética e linguagem direta.

-Levar o aluno a desenvolver de maneira espontânea o amor pela nação e o sentimento de cidadania, tornando-se multiplicador, desse patriotismo;
-Restabelecer o respeito ao Hino Nacional como dever cívico e cultural;
Sensibilizar os alunos para a importância dos valores cívicos e morais e do seu papel como cidadão na sociedade brasileira;
Entender e interpretar o Hino Nacional e conhecer os elementos poéticos que, aliado à música, tornam o nosso hino um dos mais lindos do mundo.
 
Estratégias de ensino: - Ouvir o Hino Nacional;

 -Análise poética das estrofes e versos do Hino;
 -Debate sobre a interpretação de algumas passagens do Hino;
                                     - ver a Bandeira Nacional; 
- Discutir a História no Hino.


“Na segunda-feira, 13 de abril de 2009, o hino do Brasil completou 100 anos. E numa reportagem da Globo, o professor de português Sérgio Nogueira mostrou como seria o hino na ordem direta e na linguagem de hoje. 
Vejamos:
“As margens calmas do Ipiranga ouviram o grito que ecoou forte de um povo heroico. Nesse instante, o sol da liberdade brilhou no céu da pátria com os raios luminosos. Se conseguimos conquistar com força a garantia da igualdade, nosso peito, que somos nós próprios, com liberdade desafiamos até a morte.”
“Quando no céu formoso e belo aparece a constelação do Cruzeiro do Sul, ó, Brasil, um sonho intenso, um raio claro e límpido de amor e de esperança desce à terra.”
“Brasil, tu és gigante, enorme pela sua natureza, pela sua origem. És belo, és forte, és destemido e o teu futuro mostrará esta grandeza. Entre tantas outras terras, o Brasil é a pátria amada e adorada. É a mãe gentil de todos nós brasileiros.”
“Nossos campos têm mais flores, nossos bosques têm mais vida, a nossa vida mais amores do que qualquer outra terra possa ter.”
“Que a nossa bandeira seja símbolo de amor eterno. E que o verde e amarelo da nossa bandeira nos lembre das glórias do passado e da esperança de paz do futuro.”
Mas se precisarmos, em nome da justiça, erguer a arma em luta da guerra, nenhum filho brasileiro fugirá à luta. E quem adora esta terra não teme a própria morte.””
Referências:
 www.wikipédia.com 
www.suapesquisa.com.br
http://educador.brasilescola.com